Header Ads

AGAPE

Abril Verde: Pandemia e suas repercussões na saúde mental dos trabalhadores é tema de Sessão Solene na Câmara Municipal de Patos-PB


De autoria da presidente do Poder Legislativo de Patos-PB, vereadora Tide Eduardo (PSL), através do Projeto de Lei nº 625/2021, aprovado por unanimidade, a Câmara Municipal realizou na manhã desta terça-feira, dia 14 de abril, uma Sessão Solene em alusão a campanha Abril Verde desse ano, cujo tema no âmbito do município é: “Pandemia e suas repercussões na saúde mental dos trabalhadores”. De acordo com a presidente, em que pese as restrições impostas pelas autoridades de saúde, dada a importância da campanha, a câmara não poderia deixar de realizar esse encontro com a equipe do CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. “Desde o início da pandemia que esta casa suspendeu as Sessões Solenes e Audiências Públicas. Contudo, dada a relevância do tema e as garantias do protocolo de segurança, hoje abordaremos tema relacionado a saúde do trabalhador patoense.”, observou a presidente, convidando em seguida a ex-vereadora Edjane Araújo, autora da 4.854/2017, estabelecendo a campanha Abril Verde no município de Patos.


Além da ex-vereadora e advogada Edjane Araújo, que deu as boas-vindas aos convidados, participaram da sessão: Gigriele Modesto Rodrigues, Coordenadora do CEREST/Patos; a fisioterapeuta Jaqueline Pereira; a Assistente Social, Elizabete Alves; as Enfermeiras do Trabalho, Silmara Oliveira Janiele de Lourdes Morais e, a palestrante, Tessya Hyanna Almeida de Oliveira, psicóloga organizacional, todas integrantes da equipe do CEREST. Após um vídeo gravado pela Coordenadora do CEREST-PB, Seleida Barros, responsável pela Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no estado, falando sobre doenças e mortes provocadas pelo trabalho e Tessya iniciou sua palestra saudando os servidores e prestadores de serviços da casa Juvenal Lúcio de Sousa e, em especial, os que estão na linha de frente da pandemia, que são os profissionais de saúde. “Quando falamos no Abril Verde, em acidente de trabalho, a população associa muito ao acidente físico, como tão bem abordou a vereadora Edjane, a exemplo das patologias físicas.”, destacou a psicóloga. “Mas os transtornos psicológicos também são considerados acidentes de trabalho. Daí a importância de se falar sobre o método destinado a esse processo de saúde mental, por que esses transtornos são mais difíceis de serem diagnosticados.”, completou a psicóloga organizacional.
 
Ao final da sessão, as profissionais do CEREST/Patos foram elogiadas pelos vereadores. “De grande relevância esse tema que precisa ser levado para todas as repartições públicas e privadas.”, defendeu Fatinha Bocão (Republicanos), ressaltando ainda, a importância das atividades relacionadas ao Janeiro Branco, que trata da campanha de combate aos transtornos de ansiedade e, que, através de um projeto de sua autoria que tramita na câmara, deverá ser implantado em Patos.
A presidente Tide Eduardo encerrou parabenizando as participantes, destacando a iniciativa da colga Fatinha Bocão de apresentar projeto relacionado a mais uma campanha que abordará problemas relacionados a saúde mental. 
 
ASSCOM
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.