Header Ads

IPTU Patos

Nacional de Patos enfrenta o São Paulo Cristal e se vencer vai disputar a Série "D" do Campeonato Brasileiro


Uma vitória do nacional de Patos, contra o São Paulo Cristal neste domingo, 10, às 17h, no José Cavalcanti, classifica o time para a Série D do Campeonato Brasileiro, em 2023, e devolverá ao time patoense, o direito de disputar uma competição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol-CBF, após 13 anos. A última vez que aconteceu, foi na Copa do Brasil de 2009.


Para isso, o time comandado por Lamar, que integrou a equipe na conquista do estadual de 2007, terá que vencer a equipe da capital no tempo normal, ou mesmo na prorrogação, que haverá em caso de igualdade nos 90 minutos. A classificação também poderá ser assegurada na disputa de pênaltis, caso a igualdade no marcador se mantenha após os 120 minutos de futebol.

PARTICIPAÇÃO EM COMPETIÇÕES DA CBF

Caso confirme a vaga, esta será a 11ª participação do nacional de Patos, em competições organizadas pela CBF. Nas décadas de 70 e 80, o alviverde patoense foi penta-campeão do Torneio Incentivo, entre 1977 e 1981, e em 1989, se tornou o primeiro clube do Sertão da Paraíba a disputar a Série B, juntamente com Treze e Botafogo-PB, que representaram o futebol paraibano, juntamente com ABC, América-RN e Baraúnas de Mossoró, que representaram o Rio Grande do Norte.

Em 2005, a diretora alviverde passou a investir pesado no clube, que fez uma ótima campanha, conquistando 7 vitórias consecutivas e alcançando a liderança geral do Campeonato Paraibano, e classificação para a disputa da Série C.

Em 2007, veio o título paraibano, derrotando o Atlético de Cajazeiras, por 3 a 0, no José Cavalcanti, e se classificando para disputar a série C. Na compição nacional, o alviverde quebrou a invencibilidade do Bahia, vencendo por 2×1, no José Cavalcanti, em Patos, e terminando a competição em 8º Lugar.

No ano seguinte, disputou a Copa do Brasil pela primeira vez, sendo eliminado na primeira partida pelo Internacional, perdendo em Patos, por 4×0.

Em 2008, conquistou o título da Copa Paraíba no segundo semestre, e garantiu a vaga para a Copa do Brasil pela segunda vez, jogando em 2009, contra o Fluminense-RJ. No primeiro jogo, o alviverde perdeu por 1 a 0, no Estádio, O Almeidão, em João Pessoa, resultado que lhe deu o direito de ir ao Maracanã, no segundo jogo, que terminou 3X0 para o Flu.


Por Genival Junio
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.