Header Ads

AGAPE

PL do vereador Ramon de Chica Pantera (PSL) obriga realização do teste da linguinha gratuito em recém-nascidos no município de Patos-PB


Tramita na Câmara Municipal de Patos-PB um Projeto de Lei Nº 34/2021, de autoria do vereador Ramon de Chica Pantera (PSL), que obriga hospitais e maternidade públicos no município a adotarem e, realizarem gratuitamente, o Protocolo de Avaliação do Frênulo Lingual em Bebês.


O teste da linguinha, como é mais conhecido, é feito pelo fonoaudiólogo a partir da observação da movimentação da língua e da forma como o freio está fixado. Essa observação é muitas vezes realizada quando o bebê está chorando ou durante a amamentação, uma vez que algumas alterações na língua podem dificultar a pega do bebê no peito da mãe. “Eu tenho informações de que tem sido cada vez mais comum esse tipo de problema em crianças, não somente de Patos como de outras regiões que nascem na maternidade Peregrino Filho.”, revelou o vereador.

A não detecção precoce, pode ocasionar também problemas no desenvolvimento da fala, uma vez que é possível que a dicção fique comprometida, caso o quadro não seja tratado. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, os casos graves de anquiloglossia, que exigem correção pela cirurgia denominada frenotomia, são facilmente diagnosticados.

O Projeto, lido durante a Sessão Ordinária da quinta-feira (18), aguarda agora o parecer de constitucionalidade das comissões. “Peço encarecidamente aos membros dessas comissões que deem celeridade na apreciação da matéria para que ela possa vir pra votação o mais breve possível.”, apelou Pantera.

A obrigatoriedade do Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês já está garantida pela Lei Federal nº 13.002/2014.

ASSCOM
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.