BANNER TOPO

Ùltimos

Policial

Saiba o que é a placa padrão Mercosul e os prazos na PB

domingo, 7 de abril de 2019--

/ por Redação
O novo modelo de placas de identificação veicular padrão Mercosul devem ser adotadas por todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) até 30 de junho de 2019, conforme o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A Paraíba, por sua vez, está entre os estados que só iniciarão o emplacamento na data limite. A informação foi confirmada pelo Detran Paraíba

Este modelo de placas foi implantado, inicialmente, no mês de setembro de 2018 no estado do Rio de Janeiro. Em seguida, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Porém, muitos motoristas ainda têm dúvidas de por que há a necessidade dessa mudança e os motivos para os adiamentos da medida em alguns estados.

Entenda

A resolução Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 729/2018, segundo o Denatran, foi a primeira a ser implantada e foi alterada diversas vezes ao longo do ano passado. A quantidade de adiamentos não foi especificada pelo órgão.

O Denatran ainda relatou que os adiamentos para a instalação do modelo de placas dependem da integração sistêmica entre cada Detran e a base de dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), bem como do credenciamento de fabricantes e estampadores que cumpram os novos requisitos.

O Detran Paraíba, no entanto, informou que espera novas diretrizes do Denatran para iniciar as mudanças, uma vez que podem ocorrer mais mudanças até a data limite estabelecida para todos os estados darem início aos emplacamentos.

Quem deve fazer a mudança

Os veículos estarão obrigados a utilizar o novo modelo de placas nos casos de primeiro registro (veículos novos), mudança de propriedade ou de município e caso a placa antiga apresente alguma avaria ou dano. Não há mais data limite estabelecida para que todos os veículos em circulação adotem o novo modelo de placas. Por enquanto, a prioridade permanece para os casos citados acima.


Portal Correio
Outros Destaques
© todos os diteiros reservados
easyweb com tecnologia blogger