BANNER TOPO

Ùltimos

Policial

Entenda como irá funcionar essa 10ª rodada do campeonato paraibano 2019

quarta-feira, 27 de março de 2019--

/ por Redação
Chegando a última rodada da primeira fase do Campeonato Paraibano, cada um dos 10 clubes ainda tem motivos para buscar três pontos preciosos nos jogos desta quarta-feira (27), todo marcados para as 20h30. Com as classificações antecipadas de Botafogo-PB, Campinense e Atlético de Cajazeiras, e nenhum rebaixado ainda definido, esta rodada  vai apontar o último classificado para o mata-mata e também os dois times que caem para a 2ª divisão de 2020.

O Sousa e o Nacional de Patos estão no páreo pela segunda vaga do Grupo "A" nas semifinais e vão em busca disso justamente contra seus principais rivais: o Atlético de Cajazeiras e o Esporte de Patos, respectivamente. E, se existe briga no alto da tabela, a luta contra o descenso também vai testar os nervos dos torcedores. Ainda sem decreto de rebaixados, e com apenas um time caindo em cada grupo, Treze e Serrano-PB (no Grupo A), CSP, Esporte de Patos e Perilima (no Grupo B) chegam à 10ª rodada com motivos a mais para buscarem a vitória e permanecerem na elite do futebol paraibano.

Num balanço geral em busca das respectivas metas de cada clube, destacam-se Sousa, Treze, Esporte de Patos e Perilima, que dependem apenas das suas competências para alcançarem seus propósitos ao fim da primeira fase.

Confira os jogos da rodada:

Campinense x Treze, no Amigão
Perilima x Serrano-PB, no PV
Esporte de Patos x Nacional de Patos, no José Cavalcanti
CSP x Botafogo-PB, no Almeidão
Atlético de Cajazeiras x Sousa, no Perpetão

NO GRUPO A

1º Botafogo-PB - 21 pontos

Em caso de vitória: Já classificado e com a primeira colocação garantida, uma vitória é importante para o Belo buscar a primeira colocação geral, o que pode lhe render o direito de ser mandante no jogo da volta em uma eventual final.

Em caso de empate: O placar igualado não altera a tabela de classificação para o time alvinegro. Porém, deixa o Belo em risco de perder a primeira colocação geral para o Atlético de Cajazeiras nos critérios de desempate, caso o Trovão Azul vença o Sousa. Com sete vitórias para cada lado, a equipe cajazeirense passaria o Belo no saldo de gols.

Em caso de derrota: Se sair derrotado, o Botafogo-PB precisaria torcer por uma derrota do Atlético de Cajazeiras, no Perpetão, para não perder a primeira colocação geral do Campeonato Paraibano.

2º Sousa - 14 pontos

Em caso de vitória: Garante a classificação para a semifinal, sem depender de qualquer outro resultado.

Em caso de empate: Fica a mercê de secar o Nacional de Patos contra o Esporte. Vai precisar que o Canário do Sertão não vence (pode até empatar) no José Cavalcanti.

Em caso de derrota: Ainda assim pode se classificar, desde que o Nacional não vença o clássico contra o Esporte de Patos.

3º Nacional de Patos - 12 pontos

Em caso de vitória: Chega a 15 pontos e seca o Sousa, contra o Atlético-PB. Em caso de um simples empate do Dinossauro, segue adiante no torneio por ter mais vitórias que o seu oponente.

Em caso de empate: Não é suficiente para alcançar a classificação para a fase semifinal.

Em caso de derrota: Sem risco de ser rebaixado, descarta qualquer possibilidade de classificação para seguir adiante no campeonato.

4º Treze - 8 pontos

Em caso de vitória: Garante a permanência na 1ª divisão, sem depender de outros resultados.

Em caso de empate: Com oito pontos, corre risco de ser rebaixado e torce para o Serrano-PB não vencer a Perilima. Em caso de vitória do Lobo da Serra, deve escapar da queda pela discrepante diferença no saldo de gols a favor do Galo da Borborema (-1 a -14 no momento).

Em caso de derrota: Se for superado pela Raposa no Clássico dos Maiorais, a situação ficaria mais delicada para o Alvinegro. Uma simples vitória do Serrano-PB sobre a Perilima rebaixaria o Treze para a 2ª divisão do estadual em 2020.

5º Serrano-PB - 6 pontos

Em caso de vitória: Teria que torcer pela derrota do Treze no Clássico dos Maiorais para se manter na 1ª divisão.

Em caso de empate: Não seria suficiente para se manter na elite.

Em caso de derrota: Estará automaticamente rebaixado.

GRUPO B

1º Atlético de Cajazeiras - 19 pontos

Em caso de vitória: Soma 22 pontos, garante a primeira colocação da sua chave e, com isso, vei fazer o segundo jogo da semifinal, contra o Campinense, em casa, no Perpetão. Além disso, em caso de empate ou derrota do Botafogo-PB diante do CSP, ultrapassa o Belo na classificação geral pelo critério de saldo de gols.

Em caso de empate: Torce por qualquer resultado que não seja a vitória do Campinense sobre o Treze, para poder manter a primeira colocação do grupo e seguir com o direito de decidir a semifinal como mandante.

Em caso de derrota: Na mesma reta do empate, torce contra o êxito do Campinense diante do Treze para garantir a primeira colocação.

2º Campinense - 17 pontos

Em caso de vitória: Para garantir a primeira colocação do grupo e ter o direito de ser mandante no jogo da volta da semifinal, contra o Atlético-PB, teria que torcer por derrota do Trovão Azul para o Sousa e, assim, ultrapassar o clube sertanejo sem depender de critérios de desempate. Em caso de empate do Trovão, teria que vencer o Treze por pelo menos dois gols de diferença para chegar no topo da tabela de classificação ao término da primeira fase.

Em caso de empate: Não perde a segunda colocação, já que garantiu a sua classificação, mas também não alcança a liderança.

Em caso de derrota: Permanece na segunda colocação e vai decidir a semifinal, contra o Atlético-PB, fora de casa.

3º Esporte de Patos - 10 pontos

Em caso de vitória: Garante a permanência na 1ª divisão.

Em caso de empate: Não assegura a sua manutenção na elite, ficando na torcida por um mau resultados da Perilima (contra o Serrano-PB) ou do CSP (contra o Botafogo-PB). Em caso de vitória do Tigre e de empate da Águia, permanece na 1ª divisão por ter um triunfo a mais do que o time de Campina Grande.

Em caso de derrota: Torce por resultados adversos da Perilima e, principalmente, do CSP, que, com dois pontos a menos que o Patinho, joga em João Pessoa contra o Botafogo-PB.

4º Perilima - 10 pontos

Em caso de vitória: Assegura sua vaga na elite do futebol da Paraíba em 2020.

Em caso de empate: Torce por derrota ou empate do CSP, já que, com o mesmo número de pontos do Esporte de Patos, se daria mal nos critérios de desempate, caso a pontuação termine igualada com a do Terror do Sertão. Com isso, a Águia se mantém na 1ª divisão.

Em caso de derrota: Torce por derrota ou empate do Tigre diante do Belo, em João Pessoa, para se manter na elite.

5º CSP - 8 pontos

Em caso de vitória: Torce pela derrota do Esporte de Patos ou por derrota ou empate da Perilima. Assim, deixaria a lanterna e rebaixaria um dos seus dois oponentes. Caso a Perilima empate contra o Serrano-PB, o Tigre também se mantém na 1ª divisão pelo primeiro critério de desempate. Com um êxito a mais que a Águia, o CSP se garantiria na elite. Um empate do Esporte de Patos no clássico contra o Nacional obrigaria o Tigre a vencer o Belo por pelo menos três gols de diferença para se garantir entre os principais times do estado.

Em caso de empate: rebaixado automaticamente para a 2ªdivisão.

Em caso de derrota: rebaixado automaticamente para a 2ª divisão.

Gepb
Outros Destaques
© todos os diteiros reservados
easyweb com tecnologia blogger