BANNER TOPO

Ùltimos

Policial

Prédio do SAMU passa por melhorias; equipes recebem EPI's e capacitação junto com UPA e PA

segunda-feira, 23 de abril de 2018--

/ por Redação
Por meio da Secretaria de Saúde do Município, a Prefeitura de Patos realizou a abertura da capacitação para profissionais da saúde, na manhã desta segunda-feira (23), no auditório do SAMU.  O evento teve início na manhã de hoje e se estenderá até a próxima quarta-feira (25), com oficinas, palestras e workshops, visando atualizar as equipes e melhorar o atendimento de ocorrências em urgência e emergência dos profissionais da UPA, PA Maria Marques e do SAMU.

Na oportunidade foi realizada, também, a inspeção do prédio, que passou por reforma na parte elétrica e hidráulica, pintura e troca de ar-condicionado, em vários setores, além da implantação do Sis-Ocorrência, programa moderno de regulação que já está em funcionamento; assim como a entrega de fardamentos e EPI’s a todas as equipes de atendimento. Estiveram presentes o prefeito de Patos, Dinaldinho Wanderley, a secretária de saúde, Priscila Gomes, o tenente Olavo Aurélio Neto, representando a parceria com o Corpo de Bombeiros, o diretor do SAMU-Patos, Wendel Palmeira, o presidente da Câmara Municipal, Sales Júnior, e gerentes, coordenadores e demais funcionários e integrantes da saúde do município.
 
O prefeito de Patos, Dinaldinho Wanderley, destacou a importância da capacitação para os profissionais da saúde. Ele ressaltou as melhorias que foram proporcionadas ao serviço do SAMU-Patos. “É muito importante, pois representa um avanço muito grande no SAMU-Patos, uma vez que nunca houve a entrega de fardamentos completos, não havia um sistema que realmente pudesse monitorar as chamadas e ocorrências em Patos. Houve ainda a renovação da frota, melhorando exponencialmente a qualidade do serviço do SAMU”, afirmou o prefeito.   

De acordo com Priscila Gomes, secretária de Saúde do município, um novo sistema foi instalado no SAMU e já está em funcionamento. Ela destacou a importância das oficinas para melhorar a atuação dos profissionais durante as ocorrências.

“Nós estamos com um sistema de regulação, que ficará com um médico, que é o SIS-Ocorrência, um dos mais modernos da categoria, que já foi implantado e está em fase de teste. Além das palestras, os profissionais terão a oportunidade de praticar tudo o que foi aplicado, pois a prática é a vivência, a simulação melhora o desempenho dos profissionais”, disse a secretária de saúde.
 
 Wendel Palmeira, diretor do SAMU, disse que a qualificação dos profissionais é necessária, pois prioriza um melhor atendimento à população. Ele também evidenciou a restauração das ambulâncias e da motolância. “Faço uma avaliação positiva, pois este curso terá aulas teóricas e práticas, ministradas por médicos doutores e especialistas da área, com assuntos abordados que qualificarão os profissionais. Além desta capacitação, nós entregamos o sistema de gravação de chamadas e a entrega da reforma do SAMU, que visam melhorar a qualidade da prestação de serviços em Patos”, falou Wendel.

O condutor da Motolância do SAMU, Perlânio Silva, destacou o fardamento que foi entregue pelo prefeito; bem como avaliou a capacitação que está sendo disponibilizada pela secretaria de saúde. “Um equipamento novo nos proporciona uma maior proteção. Nós recebemos o macacão, que nos protege de resíduos como sangue, produtos químicos, entre outros; recebemos ainda botas, bonés e camisas, que são fundamentais para a atividade diária. Esta capacitação é muito relevante, pois nós que fazemos parte da saúde temos que estar frequentemente aprendendo coisas novas”, explicou Perlânio.
Outros Destaques
© todos os diteiros reservados
easyweb com tecnologia blogger